terça-feira, 4 de maio de 2010

Dan Granham





Nascido no dia 31 de março de 1942 na cidade de Urbada em Illinois nos EUA, Dan Granham é um artista conceitual que trabalha e vive atualmente em Nova York, também nos EUA. Ele é uma figura influente no campo da arte contemporânea tanto como praticante da arte conceitual quanto como crítico de arte e teórico. Sua carreira começou em 1964 quando ele se mudou para Nova York e abriu a John Daniels Gallery. Os talentos artísticos de Granham têm uma enomre variedade. Seus campos artíticos consistem filmes, vídeos, performances, fotografias, modelos arquitetônicos e estruturas de vidro e espelho. Granham foca-se especialmente no relacionamento entre seu trabalho artístico e o espectador nas suas obras. Ele fez seu nome na década de 1980 como arquiteto de pavilhões conceituais de vidro e espelho.




Bisected Triangle no Museu Inhotim, em Belo Horizonte - Brasil





Dan Granham começou sua produção artística em 1960, quando entrou em contato com trabalhos de artistas minimalistas como Dan Flavin e Sol LeWitt. Dan sempre teve uma produção que desestabiliza as categorias tradicionais da arte. Na década de 1980, ele realizou importantes trabalhos entre a arquitetura e a escultura. São pavilhões que podem ficar do lado de fora de museus ou galerias, em contato direto com o mundo. Esses trabalhos, como o exposto no Museu Inhotim, estabelecem um jogo entre o interior e o exterior pela presença de materiais como vidros e espelhos que ora possibilitam a visão de quem está de fora, ora de quem está de dentro. Da arquitetura, destaca-se a preocupação com a inserção no espaço público e a interação com as pessoas, o rigor formal e os materiais das esculturas.




Granham já participous das Bienais de Veneza em 1976, 2002 e 2004 e da Documenta 10, em Kassel (1997). Realizou exposições individuais em vários museus de todo o mundo (Japão, Portugal, França, Alemanha, Finlândia).
Fun House fo Münster



Triangular Pavillion with Circular Cut-outs




Pavilion em Berlim - Alemanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário