quinta-feira, 20 de maio de 2010

Abrigo da Copa

Dois mastros, cada um com uma placa condutora, possuem um motor capaz de girar uma corda presa a uma bandeira que a pessoa pode escolher (ela mesma coloca a bandeira de sua preferência). O circuito é acionado quando pessoas dão as mãos e tocam as duas placas, fechando-o. Assim a bandeira sobe e fica estendida no alto.

Esse abrigo tem a função de interagir com o período pelo qual o mundo todo, não só nossa cidade, passa, que é o da Copa do Mundo de Futebol. Evidencia também a intenção dos esportes de criar interação amigável entre as pessoas e nações.

Abrigo da Monotonia dos Caminhos Diários

Circuitos protegidos por uma estrutura em forma de pegadas dispostos no chão, que são ativados por pressão. Ao pisar em cima a pessoa pode perceber que os circuitos ativam sons e iluminação na pegada seguinte, o que indicará o caminho a ser percorrido.

Abrigo da Poluição Sonora

Numa espécie de brinquedo de criança, onde há 4 assentos dispostos de forma circular e presos a uma roda que gira os assentos ao ser girada, as pessoas podem ouvir barulhos característicos do meio urbano, como sirenes, buzinas, pessoas falando ao mesmo tempo e freadas que são acionados dependendo da posição dos assentos. Assim, ao girar a roda, as pessoas vão ouvindo esses sons intensificados que ouvimos no dia-a-dia das grandes cidades.

Abrigo Selvagem


Escondidos em uma espécie de "fru fru" gigante (de aprox. 1,5m de altura) em forma de esfera, estarão pequenos botões que as pessoas terão de procurar e acionar. Ao ser ligado, cada botão fará com que um som característico de um animal (selvagem ou não, ex: galinha, leão, macaco, cachorro, etc) saia de dentro do "fru fru".

Esse abrigo teria o sentido de remeter a natureza que se opõe ao meio urbano construído.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Abrigo - Ideias iniciais

A primeira ideia que meu grupo, composto por mim (Alice Queiroz) e pelas alunas Clara Antunes e Mitzi Sá, teve para o trabalho do Abrigo foi a de um 'Abrigo Sonoro' que fizesse com que as pessoas escapassem da poluição sonora e dos barulhos que envolvem as grandes cidades como Belo Horizonte (como o barulho dos carros e buzinas e das multidões de pessoas, por exemplo).
Para isso, pensamos em colocar cadeiras que fossem ligadas a fones de ouvido, assim cada cadeira teria o seu fone e nas diferentes cadeiras tocaríam diferentes tipos de música. Dessa forma a pessoa podería perceber a cidade de sob diferentes perspectivas já que a música afetaria tanto em seu humor como na forma que ela vê as coisas ao seu redor. Para gerar interação entre essas pessoas seríam colocados dispositivos que captam os batimentos cardíacos delas para que a pessoa ao lado pudesse perceber como os diferentes estilos musicais são capazes de alterar as emoções de uma pessoa.

domingo, 16 de maio de 2010

Guto Lacaz



Carlos Augusto Martins Lacaz, conhecido como Guto Lacaz, nascido em São Paulo no dia 20 de setembro de 1948 é um ilustrador, designer, cenógrafo e desenhista brasileiro. Estudou Eletrônica Industrial e Arquitetura. Desde 1974 trabalha em seu própio estúdio, o Arte Moderna, onde realiza todo o tipo de trabalho de criação. Em seu conjunto de obras podemos encontrar esculturas lúdicas, videoinstalações, multimídia, eletroperformances, projetos e instrumentos científicos.


IMPORTÂNCIA DE SUA OBRA


Guto Lacaz é basicamente um artista plástico que, às vezes, cruza os terrenos da ciência e da tecnologia, sobretudo quando constrói as suas máquinas e aparelhos paradoxais ou absurdos. É uma espécie de antiengenheiro decidido a aplicar o seu know-how na desmontagem, na desorganização, na desconstrução talvez do sistema produtivo industrial. Trata-se basicamente de conceber e pôr em funcionamento publicamente dispositivos absolutamente inúteis, que repetem ad infinitum suas tarefas quixotescas.

O trabalho de Lacaz é a experiência mais negativa que se conheçe no Brasil (negativa no sentido de portadora de uma negação) em relação a toda a religião da produtividade que embasa as sociedades industriais. O que quer Lacaz é justamente transformar em jogo gratuito a função produtiva da tecnologia, de modo a demonstrar que o trabalho artístico depende muito pouco dos valores da produção e progride sempre na direção contrária à da tecnocracia. A tese que parece sustentar o seu trabalho é a de que a arte independe de qualquer teleologia; ela é o que é, esse enigma inesgotável, entre outras coisas porque lhe faltam finalidades. Ao fluxo quantitativo das mensagens utilitárias e confortantes que trafegam diariamente nos canais majoritários da mídia, a arte responde com a incerteza, a indeterminação e, acima de tudo, com um humor que corrói tudo.


quinta-feira, 6 de maio de 2010

Inhotim



O Instituto Inhotim é um complexo museológico original criado em 2005 como entidade privada sem fins lucrativos que abriga não só arte contemporânea e do meio ambiente, como também iniciativas na área de pesquisa e educação. O museu possui um extenso acervo artístico e botânico (este um dos maiores do mundo) e fica localizado em Brumadinho, a 60 km da capital mineira Belo Horizonte.




O Inhotim contém obras criadas desde a década de 1960 e seu acervo vem sendo formado desde os anos 1980. Lá encontram-se pinturas, esculturas, fotografias, vídeos e instalações de artistas nacionais e internacionais.


Nos últimos 12 meses, cerca de 110 mil pessoas já visitaram Inhotim. São visitantes de diversas partes do país e do mundo.


terça-feira, 4 de maio de 2010

Objeto Interativo com Circuito Interno

Meu objeto interativo com circuito interno é constituído de varias peças que se encaixam e, à medida que os encaixes são feitos o circuito da próxima peça se fecha e, então, os leds que estão dentro dela se acendem. O objeto permite que a pessoa monte as peças da maneira que quizer, concretizando, assim, sua interatividade.






















Dan Granham





Nascido no dia 31 de março de 1942 na cidade de Urbada em Illinois nos EUA, Dan Granham é um artista conceitual que trabalha e vive atualmente em Nova York, também nos EUA. Ele é uma figura influente no campo da arte contemporânea tanto como praticante da arte conceitual quanto como crítico de arte e teórico. Sua carreira começou em 1964 quando ele se mudou para Nova York e abriu a John Daniels Gallery. Os talentos artísticos de Granham têm uma enomre variedade. Seus campos artíticos consistem filmes, vídeos, performances, fotografias, modelos arquitetônicos e estruturas de vidro e espelho. Granham foca-se especialmente no relacionamento entre seu trabalho artístico e o espectador nas suas obras. Ele fez seu nome na década de 1980 como arquiteto de pavilhões conceituais de vidro e espelho.




Bisected Triangle no Museu Inhotim, em Belo Horizonte - Brasil





Dan Granham começou sua produção artística em 1960, quando entrou em contato com trabalhos de artistas minimalistas como Dan Flavin e Sol LeWitt. Dan sempre teve uma produção que desestabiliza as categorias tradicionais da arte. Na década de 1980, ele realizou importantes trabalhos entre a arquitetura e a escultura. São pavilhões que podem ficar do lado de fora de museus ou galerias, em contato direto com o mundo. Esses trabalhos, como o exposto no Museu Inhotim, estabelecem um jogo entre o interior e o exterior pela presença de materiais como vidros e espelhos que ora possibilitam a visão de quem está de fora, ora de quem está de dentro. Da arquitetura, destaca-se a preocupação com a inserção no espaço público e a interação com as pessoas, o rigor formal e os materiais das esculturas.




Granham já participous das Bienais de Veneza em 1976, 2002 e 2004 e da Documenta 10, em Kassel (1997). Realizou exposições individuais em vários museus de todo o mundo (Japão, Portugal, França, Alemanha, Finlândia).
Fun House fo Münster



Triangular Pavillion with Circular Cut-outs




Pavilion em Berlim - Alemanha