segunda-feira, 29 de março de 2010

Panorama 2


Panorama


Novo Retrato da Nati


Ao representar minha colega Natália Cesarino Coutinho busquei contemplar o retrato com coisas de que ela gosta muito e que marcam sua personalidade. Vestida num abadá (comum ingresso para shows de axé) e projetada sobre a bandeira da Ásutria, país em que realizou seu intercâmbio, Nati aparece dançando como se estivesse curtindo uma festa. Ficam evidentes características dela como sua alegria e disposição além de sua simpatia.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Praça JK

A Av. Bandeirantes de Belo Horizonte, Minas Gerais, é o principal acesso à Praça JK, também conhecida como Parque JK. Localizada no bairro Sion, região centro-sul da capital mineira, a praça conta com pistas para caminha e bicileta, quadra para esportes, aparelhos para ginástica, playground e espaço para eventos artístico-culturais.


A Praça JK faz parte do percurso diário de muitos habitantes de Belo Horizonte e, devido não só ao seu tamanho, mas também à sua beleza, ela capta a atenção de muitos deles. É um local arborizado que quebra a monotonia das contruções ao seu redor.


O parque oferece à população um espaço para relaxar, levar seus animais de estimação, passear com suas famílias, participar de eventos que vão desde apresentações da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais até programas em prol da saúde e do lazer e muito mais. Tudo isso envolto por belíssimos jardins.


Outro grande, talvez principal, destaque dessa bela praça são os esportes, é claro. Dezenas de pessoas vão ao Parque JK todos os dias para alongar-se, caminhar, correr e fazer ginástica. Aulas de pilates e tai chi chuan, por exemplo, são comumente vistas ao longo dos gramados de lá. A Praça JK é um ótimo local para exercitar corpo e mente, já que não há nada melhor do que poder conjugar atividades físicas com a natureza.

terça-feira, 16 de março de 2010

Flash Mob

O Flash Mob, uma espécie de mobilização relâmpago, é uma ação previamente organizada e sem propósito aparente. Consiste numa encenação lúdica, uma brincadeira, em que jovens marcam uma rápida aparição pública, executam-na e logo depois somem na multidão, tudo isso num local pré-determinado. Com o passar do tempo os flash mobs foram se popularizando e ganhando destaque, atualmente milhões de pessoas buscam exemplos dessas manifestações em sites como o Google e o YouTube.





O primeiro Flash Mob foi realizado em Manhatan, Nova York, pelo jornalista Bill Wasik. Organizada via e-mail, a manifestação foi frustrada pela presença da polícia. Entretanto, Bill, com a ajuda de amigos, convidou pessoas que passavam pelas ruas para outra tentativa de Flash Mob. Distribuiu flyers (panfletos) com instruções do evento que, dessa vez, foi um sucesso.





Multidão invade loja em NY e revenrencia um dinossauro de brinquedo.


Alguns dos Flash Mobs mais conhecidos são:


  • Pillow Fight - Consiste numa guerra de travesseiros entre estranhos já praticada em diversos locas do mundo;

  • Subway Party - Uma festa organizada dentro dos vagões de metrô de grandes cidades como Nova York. Pode acontecer em horários de rush (essas são muito criticadas por atrapalharem o uso do transporte púlblicoou) ou não;

  • Zombie Walk - Pessoas se juntam para se caracterizarem e agirem como zumbis.

Os Flash Mobs também podem ganhar cunho político.



Fonte: Wikipédia e http://www.ultimosegundo.ig.com.br/

Le Parkour

Para ser praticado tanto em áreas rurais quanto urbanas, o Parkour consiste em mover-se o mais rápida e eficientemente possível usando o corpo humano. Dentre os obstáculos superados pelos praticantes estão ávores, pedras, grades e paredes de concreto.






Chamado de l'art du déplacement, que em português significa a arte do deslocamento, o Le Parkour foi criado pelo francês David Belle. Os homens que praticam essa atividade são chamados de traceur e as mulheres de traceuses. De acordo com Belle, o objetivo principal do Parkour é superar os obstáculos do caminho sendo uma espécie de treinamento para uma fuga.


Um forte aspecto do Parkour é a eficiência: seus participantes tem de efetuar o percurso o mais rápido possível, economizando energia, indo o mais diretamente que puderem e ainda evitando ferimentos.




Fonte: Wikipédia

Teoria da Deriva - Internacional Situacionista

De forma antagônica à crença dos arquitetos modernos de que a arquitetura e o urbanismo poderiam mudar a sociedade, os situacionistas acreditavam que a própria sociedade deveria mudar a arquitetura e o urbanismo. A Internacional Situacionista das décadas de 1950 até 1970 estabelecia que a cidade deveria ser um espaço para a libertação do ser humano.

A Teoria da Deriva, por sua vez, estuda os efeitos do meio urbano no psicológico das pessoas, ou seja, por que motivos elas tomam determinados caminhos, porque buscam certos espaços, etc. A deriva analisa os efeitos do meio urbano nas condiçoes emocionais e psicológicas do ser humano e seu grande objetivo é transformar o urbanismo, a arquitetura e a cidade, de forma que esta última se torne um total onde todos os indivíduos que a compõem são agentes construtores. Essa teoria foi inicialmente formulada em 1958 por um de seus maiores estudiosos: Guy Debord.




Fonte: Wikipédia e www.deriva.com.br

segunda-feira, 15 de março de 2010

Le Flâneur


Personagem que se movienta a pé pelo meio urbano, o flâneur analisa a vida cotidiana sem pressa e observa cada detalhe ao seu redor. Esse personagem surge num contexto de grande e rápida expansão dos centros urbanos ocorrida por volta dos anos 1830 e 1840. O flâneur é alheio áquelas mudanças no ritmo de vida das pessoas trazidas pela industrialização. Ele caminha tranquilamente sem ser notado e é o contraposto do burguês - homem dedicado ao mundo dos negócios. A rua é matéria prima e fonte de inspiração para o flâneur.

Charles Baudelaire, poeta francês, deu origem a esse misterioso personagem. Entre todos, porém sozinho, o flâneur se mostra na obra de Baudelaire como um ser quase indecifrável, dividido entre o encantamento pela cidade e o temor que ela lhe causa. Outro autor a retratar o contraste entre essa figura misteriosa que se destaca em meio a multidão e o agito da vida urbana foi o norte-americano Edgar Allan Poe.

Derivado do substantivo flâneur, surgiu o verbo flanar que carcteriza a prática das ações do flâneur: andar pelas ruas buscando nelas sua essência e inspiração.




Fonte: Portal PUC-Rio Digital

domingo, 14 de março de 2010

Retrato da Nati



Procurando retratar a personalidade da minha colega Natália Cesarino Coutinho, criei uma foto que reúne suas atividades, objetos e lugares preferidos. Tudo isso projetado sobre a bandeira da Áustria, país onde morou durante seu intercâmbio.